terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia da criança

Hoje é dia da criança. Por todo o mundo montes de meninos devem ter chegado ao fim deste dia com enorme entusiasmo e alegria. Ir ao cinema, não ter aulas, fazer actividades ao ar livre, artes plásticas, torna este dia especial para eles. Mas no entanto o que eu queria falar é de todas as crianças que são, em termos físicos, adultas. Todas as pessoas que, apesar de todas as dificuldades, de todas as críticas, de serem forçadas pelo mundo a crescer e a ter os “alegados” comportamentos de adulto, de associarem o conceito de “criança” à ingenuidade, palermice, continuam com ela bem viva dentro de si.
O que é ser criança afinal?
Ser criança é oferecer uma flor como se fosse a coisa mais valiosa do mundo (e na verdade não será?) e receber uma flor como se de um diamante se tratasse.
Ser criança é esboçar um sorriso quando se olha as estrelas, quando se vê o pôr-do-sol, quando se vê um pequeno gesto de amizade e ajuda.
Ser criança é, como nos diz o Principezinho, olhar para um desenho “aparente” de um chapéu e ver uma cobra que engoliu um elefante.
Ou seja, ser criança é olhar com um sorriso e sorrir perante as pequenas e importantes coisas da Vida.

1 comentário:

  1. "Ser criança é esboçar um sorriso quando se olha as estrelas, quando se vê o pôr-do-sol, quando se vê um pequeno gesto de amizade e ajuda."
    - Somos tão crianças . Sempre o fomos , e eu espero que consigamos ser durante muito tempo . E que estejamos juntos para o ser mais uma vez . E outra . E mais outra . Nem que seja lá em cima , no meio delas . No meio de nós . Estrelas .
    (Quanto ao teu comentário , tu lembras-te daquela Susana . Eu não acreditava nos sonhos , recordas-te ? Não perdi a capacidade de sonhar , apenas fechei as estrelas numa gaveta por algum tempo . Foste tu que a abriste . Vezes e vezes sem conta . Porque eras a estrela que mais brilhava lá dentro . )

    ResponderEliminar